Hot-Stamping ou Dourado Especial?

hot-stamping-ou-dourado-especial

 

Na hora de escolher qual tipo de acabamento utilizar para a sua sacola personalizada, muitas vezes surge uma dúvida frequente: Utilizar Tinta Dourada Especial ou HOT-STAMPING Dourado?

Iniciamos citando a cor dourada, porém o mesmo se aplica para o prata.

A tinta dourada especial é o Pantone 871 (o prata é o Pantone 877), que pode ser aplicada em papel do tipo C (Coated, que são papéis revestidos, tais como Duplex , Triplex, Couché etc.) ou pode ser aplicada em papéis do tipo U (Uncoated, que são papéis não revestidos tais como o Off-set ou Reciclato). A tinta utilizada em papel C ou U é a mesma, a diferença é que papéis do tipo C, quando recebem a tinta, tendem a ficar mais vívidos e brilhosos. Ou seja, a cor ficar mais forte no C.

Já quando aplicamos a mesma tinta no papel do tipo U, este tende a ficar mais opaco, menos brilhoso.

O Exemplo da foto abaixo (sacola da Gromer) está em papel Duplex, ou seja, um papel Coated (mais vívido). Além disso, por cima da impressão ainda contamos com aplicação de Plastificação Fosca. Perceba também que a sacola em si é branca, e tudo que está em dourado na verdade é impressão.

sacola-de-papel-impressao-dourada-acabamento-hot-outro

 

 

 

 

 

 

 

 

A tinta especial dourada tende a ser um pouco mais cara do que os outros Pantones, mas ainda assim mostra-se uma opção interessante entre custo-benefício para conferir um efeito diferenciado no impresso. A sua tonalidade assemelha-se à um ouro velho, com semi brilho próprio (veja que dependendo do ângulo da luz a sacola parece ser mais ou menos brilhante).

 

hot-stamping-dourado-prata-especial-impressao-ouro-pantone-877-871

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já o Hot-stamping (Sacola da Maria Morena) é uma película metalizada que é aplicada na sacola através de um clichê (espécie de carimbo feito de metal). Este carimbo é aquecido e bate em uma fita dourada. A fita é “cortada” no formato do logotipo por causa do calor do clichê, e é estampada na sacola, por isso o nome Hot-Stamping.

O Hot-Stamping é umacabamento nobre e normalmente é utilizado para destaques pequenos, ou seja, logotipos, selos de comemoração etc. Por ser uma película super fina e delicada, não é indicado que se utilize áreas muito grandes pois o Hot pode descascar ou trincar.

O Hot é um dos acabamentos mais caros no processo gráfico. Normalmente o dourado utilizado pela maioria dos fabricantes utiliza um tom de dourado mais amarelado (veja que, comparada ao pantone dourado especial, o hot-stamping mais saturado). Existem outras tonalidades de hot, tais como holográficos mas que apresentam custos muito superiores e normalmente acarretam em prazos mais estendidos para que seja possível encomendar um rolo de fita especial, dificilmente sendo solicitado pelos clientes.

Os Hots mais utilizados são o Dourado e o Prata, conferindo muito requinte ao impresso final. Para calcular os custos adicionais de Hot é necessário que o cliente escolha o tamanho da sacola, envie o logotipo ou informe a área de clichê que vai utilizar e deve definir também a quantidade desejada pois o cálculo deste custo pode variar muito conforme estes 3 itens: Tamanho da sacola, Área de aplicação e Quantidade.

Dúvidas? Entre em contato conosco!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caio Abe

Co-Fundador da M Embalagens e da agência Estilo7, graduado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, atua como designer gráfico, front-dev e empreendedor desde 2007.

You may also like...