Qual é a melhor densidade para a minha sacola Plástica?

Sacolas Plásticas M Embalagens

Fala Galera, sejam muito bem vindos a mais um Post do MBlog e hoje vamos falar sobre algumas dúvidas gerais de quem necessita produzir sacolas plásticas mas enfrenta dificuldades com as especificações técnicas.

Comumente neste mercado de fábricas de sacolas plásticas (sacolas de polietileno) algumas nomenclaturas são utilizadas para descrever o “tipo” e “qualidade” das sacolas plásticas.

Temos duas especificações que em termos leigos definimos como:

  1. Tipo do Plástico (AD ou BD)
  2. Densidade em Micras (espessura)

Estas duas especificações são normalmente confundidas pelo cliente pois as fábricas normalmente questionam seus clientes sobre estes dois itens como sendo a densidade.

Ou seja, quando o fornecedor questiona “Qual é a densidade da sacola?” muitos clientes acabam não sabendo o que responder e após ler este post você meu caro leitor conseguirá ter uma visão aprofundada o suficiente para tomar a decisão correta.

Antes de tudo! Alta densidade é mais grossa e Baixa densidade é mais fina?

Errado! Alta e Baixa são TIPOS e não grossuras, portanto podemos ter uma sacola de alta densidade com espessura fina, ou baixa densidade com espessura grossa e vice-e-versa.

Nº 1 | Tipos de Plástico (Alta densidade ou Baixa Densidade)

sacolas-plasticas-de-polietileno-alta-densidade-baixa-densidade

A densidade do plástico pode ser dividida em dois tipos:

  • Polietileno de Alta Densidade ou High Density Poliethilene (Comumente chamados de PEAD, HDPE, PEHD, AD ou HD);
  • Polietileno de Baixa Densidade ou Low Density Poliethilene (Comumente chamados de PEBD, LDPE, PELD, BD ou LD);

De maneira prática e em termos gerais, podemos dizer que:

O plástico de Alta Densidade caracteriza as sacolas mais “Durinhas”, “Secas”, Foscas e que fazem barulho quando são amassadas (barulho similar à sacos de salgadinho). Sacolas de Alta Densidade são utilizadas pela grande maioria de lojistas, é o padrão da sacola comum. Além disso, é muito utilizada também por empresas que utilizam sacolas em Feiras e Eventos.

Já o plástico de Baixa Densidade caracteriza as sacolas mais “Molengas”, “Leitosas”, Brilhosas e que são ,sileciosas quando amassadas. Este tipo de plástico apresenta a mesma resistência de um plástico feito em HD (Como vimos, sinônimo de PEAD, AD etc…). Porém é muito utilizada para os modelos de Mochila Plástica (normalmente utilizadas em Kits de corridas e eventos) e nos modelos de Alça Tala-Trilho (este modelo é comum para clínicas e laboratórios, onde entregam exames de Raio-X etc.).

Decidir entre HD ou BD é uma questão mais ligada ao gosto pessoal do que propriamente pela sua funcionalidade. Existem alguns modelos específicos que normalmente só são aceitos em HD ou em BD. Consulte seu fornecedor e saiba quais modelos podem ser produzidos em qual tipo de plástico.

Atenção: Cada densidade apresenta resultados diferentes, portanto, por exemplo: Uma sacola em PEAD transparente costuma ter aparência mais FOSCA, enquanto que uma sacola PEBD transparente costuma ter aparência CRISTAL (translúcido, completamente transparente).

 

Nº 2 | Espessura em micras (fina, média, grossa)

A espessura do plástico normalmente é medida em micras (ou microns, cada fornecedor utiliza uma nomenclatura). Normalmente as fabricantes de sacolas plásticas extrusam o plástico em qualquer micra desde 0,03 até 0,30.

Portanto não é possível definir exatamente o que é uma sacola Fina, Média ou Grossa. Ou seja, digamos que você solicite orçamentos em 5 fábricas, com a especificação: “Necessito de sacolas médias”. É possível que cada fornecedor esteja calculando seus orçamento com densidade diferentes, portanto provavelmente você encontrará divergências muito grandes de preços entre os produtos pois, por exemplo, o Fornecedor 1 utilizou a densidade 0,10, outro utilizar a densidade 0,09, o terceiro utilizou a densidade 0,12 e assim por diante. Todas estas densidades são “médias”.

Mas algumas micras a mais ou a menos fazem tanta diferença?

A olho nu e apenas baseado em em seu tato, uma micra a mais ou a menos na sacola plástica não produz tanta diferença, é quase imperceptível a diferença sem um aparelho específico de medição (o micrômetro).

Porém, façamos uma conta a grosso modo:

Digamos que você compre 10.000 sacolas na densidade 0,10 com o tamanho 40x50cm. Isto geraria cerca de 200Kg de sacolas.

Agora, digamos que você compre 10.000 sacolas na densidade 0,11 com o tamanho 40x50cm. Isto geraria cerca de 240Kg. Cerca de 40Kg a mais!

Esta diferença parece ínfima, porém reflete drasticamente no custo das sacolas e pode ser crucial na hora de realizar orçamentos com transportadoras ou somente pautado pela resistência da sacola em si.

Portanto, o ideal é que você solicite ao seu fornecedor amostras de plásticos com a identificação das densidades, assim você terá certeza de qual grossura escolher. Normalmente não será possível que seu fornecedor envie amostras de 30 densidades diferentes, mas caso ele lhe envie algumas amostras diversas, você será capaz de julgar por si só qual é a densidade que realmente necessita.

Apesar da dificuldade de saber qual é a densidade ideal, existem algumas “convenções” que utilizamos no dia-a-dia, confira abaixo.

Qual é a melhor densidade?

Sacolas de mercado (Alça Camiseta 40x50cm ou 30x40cm) normalmente são produzidas em larga escala e utilizam espessuras que variam entre: 0,02 micras até 0,04 micras.

Estas sacolas de mercado, normalmente “odiadas” pelos lojistas é extremamente fina e suporta cerca de 1,5Kg a 2,Kg. É por isso que em diversos momentos de compra da maioria dos consumidores, ao carregarem uma garrafa PET de refrigerante de 2 litros (cerca de 2,1KG com o líquido e a embalagem) em sacolas finas de mercado acabam com a embalagem rasgada.

Lojas de roupas por exemplo, normalmente utilizam densidades que variam desde 0,10 até 0,15 (HD) por apresentarem custo-benefício balanceado, qualidade um pouco superior e quantidades mínimas plausíveis (quanto menor e mais fina a sacola, normalmente seu fornecedor será obrigado a exigir uma quantidade mais alta de sacolas).

Expositores de Feiras e Eventos normalmente utilizam densidade 0,15 a 0,20 (HD) pois além de necessitarem de sacolas bonitas e encorpadas, estas sacolas normalmente “rodam pela feira o dia todo”, ou seja, necessitam ser resistentes, atrativas e confortáveis de serem seguradas. Não há sensação pior para o cliente do que pegar uma sacola com o intuito de carregar materiais isntitucionais com facilidade e ter de se preocupar com uma embalagem fina demais e que possa rasgar durante a visita. Além de desagradável e constrangedor, seu cliente provavelmente irá suspeitar que você tomou uma decisão de projeto focado em “ruim, feio e baratíssimo”.

Sacolas especiais com o fundo caixa (que imitam uma sacola de papel tradicional) normalmente só podem ser produzidas a partir da densidade 0,20 / HD (“encorpada”) para que suporte os acabamentos de ilhós e alças.

Sacolas com densidades acima de 0,20 (até no máximo 0,30) são utilizadas somente em projeto muito especiais e que não dependem apenas de resistência, mas quando o foco é impressionar o seu cliente. Afinal de contas, uma sacola com densidade 0,30 que suporte mais de 28Kg não será utilizada em sua carga máxima pois seu cliente não será capaz de transportar o produto.

 

Considerações Finais

Tenha sempe em mente que:

  • Sacolas muito finas normalmente exigem quantidades mínimas de produção muito altas. Portanto, talvez seja preciso aumentar a grossura da sua sacola, mesmo que isto implique em um custo adicional no preço unitário, você será capaz de absorver a quantidade exigida pela sua fabricante;
  • Sacolas muito finas (0,02 até 0,04) costumam apresentar problemas de impressão pois, por serem muito finas o seu manuseio é dificultado, mesmo em processos de impressão automatizados (Flexografia por exemplo), causando borrões, vincos e outros problemas. Se você decidir por sacolas extremamente finas em sistemas de impressão manuais como o Silkscreen por exemplo, pode ter a certeza de que o resultado será decepcionante.
  • Sacolas muito pequenas também influenciam nas quantidades mínimas, pois a quantidade de plástico a ser extrusada, ou seja a quantidade de “grãozinhos de polietileno” a serem “derretidos e esticados” pode variar entre 50Kg a 200Kg dependendo do fornecedor.
  • Na dúvida, sempre consulte seu fornecedor e exija que o mesmo descreva a densidade em orçamentos e pedidos, assim você sempre terá certeza do que está comprando e comparando em orçamentos.

 

Espero que estas dicas possam elucidar o dia-a-dia de você que procura por sacolas plásticas e em caso de dúvidas, deixem comentários e nós responderemos à vocês!

Caso necessite de um fornecedor, acesse: www.membalagens.com.br

Um grande abraço e até a próxima!

 

Caio Abe

Co-Fundador da M Embalagens e da agência Estilo7, graduado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, atua como designer gráfico, front-dev e empreendedor desde 2007.

You may also like...